SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

EXERCÍCIO FÍSICO E IMUNIDADE

EXERCÍCIO FÍSICO E IMUNIDADE
EXERCÍCIO FÍSICO E IMUNIDADE
 
O exercício físico é benéfico para a saúde e qualidade de vida. A indicação é tanto para a prevenção de doenças como para o tratamento delas (tratamento não medicamentoso). Além desses atributos que o exercício tem, também temos a melhora ou manutenção da estética corporal. Quem não gosta de estar bem consigo mesmo e com o espelho?
 
Sabemos de fato que ser ativo é importante, isso já é um consenso na ciência e entidades médicas. Nessa matéria falaremos sobre os ganhos na imunologia, na resistência do organismo a agentes estranhos, como bactérias, vírus e fungos.
 
IMUNIDADE
 
O sistema imune ou imunológico é responsável por reconhecer e atacar agentes estranhos que podem invadir nosso organismo. Seu funcionamento adequado garante uma defesa contra as bactérias, vírus e fungos.
 
Esse sistema possui duas divisões funcionais: imunidade inata e imunidade adquirida. O sistema imune inato inclui componentes anatômicos e fisiológicos (pele, mucosa, temperatura corporal e defesa especializada, como células natural killer (NK), diversos fagócitos e barreiras inflamatórias)¹. O sistema imune adquirido é composto pelas células B e as células T. Ambas as células, B e T, são membros da família de células sanguíneas conhecidas com leucócitos (glóbulos brancos do sangue)².
 
 
EXERCÍCIO FÍSICO
 
O exercício físico aeróbio de moderada intensidade faz com que o sistema imune, fique mais resistente a agentes infeciosos.
 
As células natural killer (NK), também conhecida como células assassinas naturais, ficam mais ativas no combate aos invasores estranhos.
 
O exercício de musculação ou de força, também tem um efeito de fortalecimento na NK, melhorando sua atividade de defesa.
 
O exercício de alta intensidade ou de longa duração, tem um efeito contrário no organismo, fazendo com que a imunidade seja deprimida, uma imunossupressão.  Por isso é muito comum atletas, que são pessoas que treinam em alta intensidade e longa duração, experimentarem ao longo de sua preparação anual de competição, passarem por intercorrências, principalmente as infecções das vias aéreas do trato superior.
 
Há momentos que são diversificadas as intensidades de treino ao longo do ciclo de treinamento, tanto para atletas como para não atletas. Porém o planejamento deve ser bem organizado para não sobrecarregar o organismo e sistema imune, principalmente com as intensidades altas e longa duração dos exercícios.
 
ALIMENTAÇÃO
 
Manter uma alimentação equilibrada, com todos os macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) e micronutrientes (sais e minerais), ajuda no fortalecimento e manutenção das respostas imunológicas. A alimentação deve ser balanceada e não composta por apenas um grupo de nutrientes, ou exagerada. As deficiências e exageros trazem consequências para o organismo, que pode ser uma baixa da imunidade, ou a longo prazo o quadro de obesidade ou subnutrição.
 
Mantenha sua consulta ao nutricionista para os ajustes alimentares, pois esse profissional de saúde pode contribuir muito para sua saúde imunológica.
 
SONO
 

Uma noite bem dormida é reparador ao organismo. Dormir entre 6 a 8 horas é o que precisamos, e nos garante repostas fisiológicas importantes.
No sono produzimos mais hormônios anabólicos (que reparam o organismo) e baixamos os hormônios catabólicos, por exemplo, o cortisol que é o produzido em situações de estresse.
 
Essa relação hormonal de mais hormônios anabólicos e menos catabólicos, favorece o sistema imune, mantendo-o mais forte.
 
CUIDADOS ESPECIAIS
 
Nos dias atuais temos vivido um surto de covid -19, o coronavírus. Para que se tenha segurança na prática dos exercícios físicos, deve-se ter alguns cuidados especiais.
 
- Dar preferência por espaços abertos, parques e praças;
- Deve evitar espaços fechados;
- Manter um afastamento entre as pessoas;
- Evitar cumprimentos;
- Higienizar utensílios de treino e equipamentos;
- Lavar as mãos antes dos treinos;
- Lavar as mãos após os treinos;
 
CONCLUSÃO
 
As ameaças do covid-19, são reais. Deve-se tomar todos os cuidados para não pegar o vírus ou infectar pessoas.
Porém os benefícios de ser ativo, praticar exercícios regularmente, ajuda o organismo a estar mais fortalecido imunologicamente. E caso venha a adquirir esse vírus seu organismo estará mais apto na recuperação.
 
Caso nosso país venha a decretar algum toque de recolher, impossibilitando as pessoas de utilizarem os espaços públicos, como as ruas, praças e parques, converse com seu personal trainer para a elaboração de seus treinos. A tecnologia pode nos ajudar nesse momento, chamadas de vídeos por aplicativos, arquivos envidados dos treinos com fotos, podem ser uteis. Dessa forma você poderá fazer os treinos em sua casa, e continuar saudável e protegido imunologicamente.
 
Caso seu médico te proíba de estar nas ruas, por doenças crônicas e por ser idoso, converse com seu personal Trainer e use a tecnologia ao seu favor.
 
Lembre-se o exercício físico é nosso aliado e promotor de saúde e bem estar.
 
Referências Bibliográficas

1- MCADLE W.D, KATCH F.I, KATCH V.L. Fisiologia do Exercício nutrição, energia e desempenho humano. 8.ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 295, 2016.

2- POWERS S.K, HOWLEY E.T. Fisiologia do exercício teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 8.ed, São Paulo: Manole, 126, 2014.
Postado: 05/04/2018

Deixe o seu comentário

0Comentários

« Voltar

Soluções MovaVida