INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
As pessoas são diferentes em vários aspectos, seja nos atributos físicos ou psicológicos. Sendo deferentes, as repostas fisiológicas podem ser as mais variadas possíveis. O que pode dar certo para um, não dará para outro.
A essas diferenças biológicas que possuímos damos o nome de individualidade biológica, ou seja, cada um é único. Pensando que as respostas que nós temos comparado com outra pessoa, do mesmo sexo, idade, altura etc. podem ser as mais diversas possíveis, obviamente o treinamento físico vai ser diferenciado.
A individualidade biológica é uma das leis do treinamento desportivo, que também é usada no treinamento para saúde ou estética. Pensando na individualidade biológica, o profissional do exercício físico, personal trainer ou profissional de educação física, deve montar programas de treinamento que vejam a favorecer os ganhos de condicionamento e minimizar os riscos, por exemplo lesões.
O corpo humano dispõe de muitas variáveis, mas para exemplificar a individualidade biológica, a genética muscular será comentada. Algumas pessoas nascem com um tipo específico de células musculares (fibras musculares). Os seres humanos possuem fibras do tipo I que são mais favoráveis aos exercícios que envolvam a resistência, e do tipo II que facilitam os exercícios e esportes que demandam mais velocidade. Por isso é muito frequente os praticantes relatarem que tem mais facilidade de praticar um determinado exercício físico. Isso não significa que irá treinar apenas de uma maneira, mas o profissional ajustara os exercícios, fazendo com que o treino seja prazeroso, efetivo e seguro.
Para que o seu programa de treinamento seja efetivo, seguro, prazeroso, deve ser montado de forma individualizada. Quando o profissional de educação física ou personal trainer, desenvolve um programa de condicionamento físico, a individualidade biológica é o mais importante de todos os critérios.
Através de entrevista, questionários, avaliação física é possível identificar quais são as características, necessidade e dificuldade dos alunos. Com base nesses dados e observações, o programa de treinamento pode ser individualizado para você.
O que vemos constantemente são pessoas copiando treinamento, veem alguns exercícios na internet ou nas redes sociais, muitas vezes por atletas, ou por modelos e passam a fazer exatamente o mesmo.
Fazer exercícios, manter uma vida saudável é ótimo, mas deve-se procurar uma orientação profissional, pois muitas vezes se treina erroneamente, passando de seus limites fisiológicos, com técnicas de exercício impróprias. Tudo isso pode comprometer os resultados, fazendo com que se deixe a prática dos exercícios físicos, pode ser que ocorra uma lesão por técnicas incorretas de execução do exercício.
Para pessoas que objetivam resultados com exercícios, deve-se dosar corretamente a frequência, intensidade, duração e repouso adequado. Um programa de exercício personalizado e individualizado fará toda a diferença, para os ganhos de condicionamento físico e com segurança.
Lembre-se para ter resultados duradores e com segurança, o programa de exercício físico deve ser individualizado para você, afinal de contas o treinamento deve ser feito para toda a vida.
Postado: 05/04/2018