MUSCULAÇÃO E REDUÇÃO DA PRESSÃO ALTA
A hipertensão arterial ou
pressão alta é considerada um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, representando no Brasil um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, capaz de levar a óbito, aproximadamente, 40% dos indivíduos acometidos.
A pressão alta é uma doença crônica que eleva os níveis pressóricos nas artérias, fazendo com que o coração exerça uma força maior para distribuir o sangue pelo corpo.
O treinamento físico tem demonstrado ser eficiente para reduzir os valores de pressão alta nas pessoas, vindo a ser dessa maneira, um tratamento complementar ao medicamentoso. Os benefícios do treinamento físico para a saúde do hipertenso são inúmeros, podendo até reduzir a dose dos remédios, minimizando os efeitos colaterais desse procedimento.
O
treinamento de musculação pode ser uma estratégia muito interessante para tratamento não medicamentoso de pessoas com pressão alta, principalmente para as pessoas que não gostam de exercícios aeróbios. A sessão de musculação tem diversas variáveis que podem ser trabalhadas, tais como: Número de exercícios, ordem dos exercícios, séries, repetições, intervalo, método de treino. Essas variações podem deixar o treinamento resistido mais atraente.
A hipotensão pós exercício, é uma redução nos valores de pressão arterial logo após o termino do treinamento, tem uma relevância clínica muito importante, levando a menores valores tensionais de pressão arterial pós exercício físico. A musculação é uma modalidade de exercício físico que tem demostrado ser eficiente na redução da pressão arterial, em pessoas hipertensas e não hipertensas.
No entanto, a
musculação vem sendo indicado como complemento ao aeróbio para redução da pressão arterial em pessoas hipertensas. O treinamento aeróbio tem sido o mais recomendado para o tratamento da HA, e recomendado por entidades nacionais e internacionais.
Os trabalhos científicos apontam que a musculação, pode ser utilizado como promotor de saúde e qualidade de vida para pessoas com pressão alta e pode promover a hipotensão pós exercício, devendo ser prescrito por profissionais com conhecimento de fisiopatologia e fisiologia do exercício, para ser eficaz e seguro ao aluno.
Nosso objetivo nessa matéria é que você pode praticar musculação não apenas para ganhar massa muscular e estética, mas também para melhorar sua saúde corporal.
Consulte seu médico para avaliar seu estado de saúde, com esses dados o personal trainer vai elaborar uma prescrição correta de exercício físico, levando em consideração seu nível de saúde e individualidade biológica.
Postado: 05/04/2018